segunda-feira, 23 de junho de 2014

FESTA EM HONRA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
(Ver vídeo)

O Divino Espirito Santo, é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Pai, Filho e Espírito Santo, “três pessoas numa só.”!... Mistério difícil de compreender.
A Fé no Divino Espírito Santo consiste em sete dons: Sabedoria; Entendimento; Conselho; Fortaleza; Ciência; Piedade; e Temor.
A festa em honra do Divino Espírito Santo, teve origem
na promessa da rainha D. Isabel de Aragão, por volta de 1320, de fazer um banquete aos pobres, caso seu marido “Rei D. Dinis” fizesse as pazes com seu filho legítimo, D. Afonso, herdeiro do trono.
As celebrações em honra do Espírito Santo, têm lugar 50 dias após a Páscoa (Pentecostes) Também se diz que da Quinta Feira da Ascensão ao Pão dez dias vão. O Povo valia-se destas mnemónicas para se regularem, dado que, na sua maioria, não sabia ler.
A fé foi aumentando e as promessas foram-se multiplicando, nomeadamente para alcançarem fertilidade para seus campos.
Irmandade: Núcleo organizacional do culto composto por “irmãos” grupos de voluntários inscritos com igualdade de direitos e deveres.
Nos Açores formam os designados “Impérios”(edifícios em alvenaria destinados para  os festejos (sec. XIX)
Mordomo: Responsável pela organização da festa. Nos Açores, mais propriamente na Ilha Terceira, ainda mantêm estes rituais, inclusive, matam animais e fazem comida, pão, para dar como Bodo a todas as pessoas da Terra.
Em Portugal Continental simplificaram-se os costumes da Festa, embora ainda existam diferenças entre localidades. Antigamente, na minha freguesia, Arrabal, concelho de Leiria, a festa era da responsabilidade de 4 mordomos e um juiz. Os mordomos faziam um altar em casa que era visitado na quinta feira que antecedia a festa, oferecia um jantar aos restantes mordomos, famílias e ao juiz, ornamentavam o recinto das festas e cada mordomo oferecia 900 pães. O juiz pagava as despesas da igreja, à filarmónica, foguetes e tratava das licenças. Era preciso muito dinheiro para servir o Divino Espírito Santo e, além disso, havia devotos que estavam 10 ou mais anos à espera para cumprir as suas promessas. Houve pessoas que morreram sem conseguirem vaga para cumprir a promessa. Há uma dúzia de anos a esta parte, optou-se por quem quiser servir, inscreve-se no Ramo onde pertence e quantos mais forem mais barato fica. Este ano no Ramo do Soutocico fomos 30. Eu, quase todos os anos sirvo, não por promessa, mas por devoção. Para o ano 2015 espero voltar a ser festeiro.   



Sem comentários:

Enviar um comentário